A operadora americana AT&T é a única que tem o direito de utilizar o iPhone nos Estados Unidos.
Segundo a agência de notícias Associated Press, George Hotz, de 17 anos, desbloqueou o celular para utilizar na operadora rival T-Mobile.
Hotz disse que o processo de desbloquear o telefone leva duas horas e envolve soldagem do aparelho e manipulação do software.
Hackers e pesquisadores de segurança estão tentando descobrir as vulnerabilidades do iPhone desde seu lançamento, em junho.
No topo da lista estava descobrir o código que limita o uso do telefone à operadora AT&T.
Projeto
Antes do anúncio de George Hotz, feito no blog do adolescente, usuários de fora dos Estados Unidos conseguiam fazer o celular funcionar em outras operadoras usando um método diferente, que envolve a cópia de informações do cartão SIM.
Mas é preciso equipamento especial para essa operação e o telefone em si não era desbloqueado.
O hacker disse esperar que os usuários do iPhone possam eventualmente desbloquear seus telefones sozinhos e que espera que sua descoberta não seja usada para fins comerciais.
O próximo passo, segundo ele, é uma solução que não envolva a soldagem do aparelho.
Hotz gastou 500 horas no projeto desde o lançamento do iPhone. “Alguns dos meus amigos acham que eu desperdicei meu verão, mas eu acho que valeu a pena.”
O blog de tecnologia Engadget disse na sexta-feira que também conseguiu desbloquear o celular da Apple usando um método diferente, que não envolve a manipulação do aparelho em si.
Segundo a AP, o método usado foi fornecido ao blog por um grupo anônimo de hackers, que pretende vender o software.
Analistas acreditam que a Apple ainda tenha tempo de modificar sua linha de produção para tornar os telefones imunes aos hackers antes que o iPhone seja lançado na Europa, no final do ano.
A AT&T e a Apple não comentaram o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário